Já ouviu aquela expressão “Menos é mais”?
Pois é, ela também serve para as bagagens que você vai levar para a tão sonhada viagem de férias com seu carro.
Transportar um peso maior do qual o seu carro foi projetado (essa informação você encontra no manual) pode gerar sobrecarga, uma vez que o carro estará rodando fora das especificações, podendo gerar problemas em componentes mecânicos, como freios, suspenção e estouro de um pneu, além do desgaste prematura de peças.
Outro cuidado que se deve tomar é referente a calibragem dos pneus indicada pelo fabricante quando o carro estiver carregado (essa informação você também encontra no manual).
Procure também levar bagagens que caibam todas no porta mala. Carregar malas e outros objetos na cabine do carro é muito perigoso, visto que em caso de acidente elas poderão atingir passageiros. Além disso, em caso de frenagem brusca, esses objetos se deslocam e podem causar desatenção no motorista, resultado em acidentes.
Dica extra:
Quando o carro está carregado, ele se “comportará” diferente de quando roda vazio e uma função bastante afetada é a frenagem. O veículo carregado possui a capacidade de frenagem reduzida, por isso precisará de alguns metros a mais para parar e isso pede atenção redobrada.
Outras dicas de manutenção para seu carro