Um problema muito comum entre os clientes é o de acelerar o carro e sentir que ele não responde como deveria. O motor vai perdendo força, dá trancos e pode parecer que está “engasgando”.
Quando o carro começa a falhar ao acelerar, é sinal de que alguma coisa não está funcionando como deveria. Em alguns casos, pode ser algo simples, como um filtro sujo. Em outros, pode indicar falhas mais sérias no sistema do motor.
Continue a leitura para entender o que pode causar esse problema, quais são as situações mais comuns e quando é hora de levar o carro para uma avaliação antes que o prejuízo fique maior.
A falha do carro pode começar com sinais sutis, e é por isso que você precisa estar atento aos sintomas. O mais comum é perceber que o carro demora para responder quando você pisa no acelerador. Também é comum sentir pequenos trancos quando o carro está ganhando velocidade ou em subidas.
Outro sinal é quando o motor funciona de forma irregular. Mas o que isso significa? Quando o carro “engasga” ou falha em determinados momentos, você pode até sentir o carro tremer, inclusive quando está em marcha lenta (carro parado, mas ligado).
Um quarto sinal pode ser o aumento do consumo de combustível. Afinal, quando há alguma falha ou defeito, o carro pode passar a gastar mais do que o normal. E não deixe de observar se a luz da injeção no painel está acesa ou piscando, pois isso também indica que algo não está certo.
É comum que o carro apresente a falha em situações bem específicas e perceber exatamente quando acontece pode ajudar na identificação do problema. Veja as mais frequentes:
Se a luz da injeção acende no painel, já é um sinal claro de que há alguma irregularidade no funcionamento do motor. Se ela for amarela/laranja, significa que o problema é menos grave. Já a luz vermelha ou piscando, indica que é necessário uma avaliação imediata. Neste caso, pare o carro em um local seguro e chame um guincho.
A situação mais comum é a do carro falhando quando acelera. Ou seja, o carro perde força, demora para responder ou dá pequenos trancos quando você pisa no acelerador. Geralmente pode estar relacionada a problemas na injeção, combustível ou ignição.
Quando o carro está parado e ligado (marcha lenta), o motor deveria funcionar de forma estável. Se ele começa a oscilar, falhar ou até dar indícios de que vai desligar, é um sinal de que algo não está certo. Geralmente, pode estar relacionada à entrada de ar incorreta, sujeira no sistema ou falhas na injeção.
O “pipoco” ao acelerar costuma indicar falha na queima do combustível. Normalmente, quando a combustão não ocorre no momento correto, seja por problemas nas velas ou bobinas.
Na subida, o motor é mais exigido e, por isso, qualquer falha pode aparecer com mais intensidade. Se o carro perde força ou falha nesse momento, pode indicar diversas causas, como: falta de combustível, falha na ignição ou até baixa eficiência do motor.
Quando o carro começa a tremer junto com a falha, pode indicar danos em um ou mais cilindros do motor, geralmente causada por problemas na ignição ou no sistema de injeção.
Você não pode ignorar quando o carro começa a apresentar falhas, porque indica que há um mau funcionamento em algum dos sistemas do motor, como injeção eletrônica, combustível ou ignição. Mas também pode ter uma causa mais grave, como a falha no cabeçote.
Continue a leitura e entenda como cada sistema pode impactar na falha do carro:
A injeção eletrônica é responsável por controlar a quantidade de combustível e ar que entra no motor. Ou seja, um problema neste sistema vai causar uma mistura desregulada que pode fazer com que o carro falhe. Por exemplo, uma falha no sensor de oxigênio (sonda lambda) desse sistema pode comprometer o desempenho.
Normalmente, a luz de injeção fica acesa ou pisca no painel quando há algum problema na injeção eletrônica.
Outro motivo muito comum está no sistema de combustível. Já que falhas podem comprometer a passagem do combustível, fazendo com que o carro tenha perda de força e aceleração.
Entre os principais problemas estão: filtro de combustível sujo, bomba de combustível com falha e combustível de má qualidade.
O sistema de ignição é responsável por gerar a faísca que faz o combustível queimar dentro do motor. Quando há falha nas velas ou na bobina de ignição, o funcionamento fica irregular.
Apesar de não ser a causa mais comum, problemas no cabeçote podem aparecer quando o problema de falha no carro já está mais avançado. Normalmente, há superaquecimento do motor e perda constante de fluidos.
É por isso que é muito importante estar atento aos sinais para que o problema não evolua.
Já as causas menos comuns envolvem:
Por isso, o ideal é sempre fazer um diagnóstico completo para identificar as possíveis causas e evitar trocas desnecessárias de peças.
De modo geral, não é o indicado. Afinal, a falha pode danificar outros componentes do motor e acabar gerando um prejuízo ainda maior. O ideal é ficar atento aos sinais que indicam esse problema e levar o carro a uma oficina mecânica de confiança o quanto antes.
O primeiro passo é estar atento aos sinais do seu carro, pois isso ajuda no diagnóstico e evita que problemas simples se tornem grandes prejuízos. Depois, é necessário levar o carro para uma oficina, que vai identificar o problema.
Esse processo de análise exige uma verificação completa do sistema de injeção, combustível e ignição.
Você deve procurar uma oficina sempre que a falha aparecer ou vier acompanhada de outros sinais. Fique atento principalmente quando houver:
Nessas situações, o ideal é não esperar o problema piorar, já que identificar o que causou a falha pode evitar que outras peças e sistemas sejam comprometidos. Ou seja, um prejuízo menor para você.
Sim. A maioria dos problemas do carro falhando pode ser avaliada em uma revisão, evitando que o carro pare. Por exemplo, velas e filtros são peças que desgastam com o uso e com o tempo, e são fundamentais para a eficiência do carro.
Com a revisão preventiva, é possível identificar peças desgastadas logo no início, antes que virem um problema (e um prejuízo) maior.
Agora que você sabe qual é a importância da revisão, o próximo passo é contar com um parceiro de confiança. Se você notou algum sintoma em seu veículo ou simplesmente busca uma revisão preventiva, a Giron Mecânica Multimarcas está de portas abertas para te receber.
Com 40 anos de história, somos a sua oficina mecânica completa em Ribeirão Preto, prontos para oferecer um diagnóstico preciso e um serviço de excelência.
Clique aqui para entrar em contato pelo WhatsApp e agende uma avaliação completa do seu carro!
© 2026 Giron Mecânica Multimarcas. Todos os direitos reservados.